Entenda a Pirâmide Alimentar

Os alimentos podem ser divididos em: energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. A forma de consumo desses alimentos deve seguir a ordem decrescente, ou seja, devemos consumir em maior quantidade os energéticos, os quais estão na base, seguidos dos reguladores, construtores e, por último, os energéticos extras, os quais, por estarem no topo, devem ter seu consumo bastante limitado.

Conheça Cada um deles

Os alimentos energéticos são a nossa maior e primeira fonte de carboidratos, fornecendo energia na forma de glicose, que serve de combustível para nosso organismo realizar as funções físicas e mentais. Estão incluídos os carboidratos complexos: cereais, farinhas e pães (integrais ou não), raízes e tubérculos e as massas. Devem ser consumidas pelo menos duas fontes deste grupo em cada refeição realizada durante o dia.

Piramide alimentar

Pirâmide alimentar

Os alimentos reguladores são representados pelas frutas, verduras e hortaliças e são capazes de nos fornecer vitaminas, sais minerais, fibras e determinadas quantidades de carboidratos. O consumo de frutas deve variar de 3 a 5 vezes por dia, já as verduras e hortaliças devem ser consumidas de 4 a 5 vezes por dia.

O grupo dos alimentos construtores inclui os alimentos fonte de proteína como o leite e seus derivados, carnes, ovos e leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha, etc.). Esses alimentos têm a capacidade de construir e regenerar tecidos corporais (músculos, pele, ossos, etc.) que sofrem desgastes nau=turais ou traumáticos ao longo da vida.

Os energéticos extras são representados pelos açúcares simples, doces e tortas elaborados, juntamente aos óleos vegetais e outros tipos de gorduras.

Há uma grande vantagem em se utilizar a Pirâmide Alimentar na definição de sua conduta alimentar, pois ela, se bem interpretada, nos mostra que se pode comer de tudo, utilizando os alimentos de forma equilibrada, tornando assim os nossos hábitos mais saudáveis.


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