Mingau de Maizena – Receita

O mingau mais comum de todos é o Mingau de Maizena (amido de milho), mas você pode dar um toque especial ao seu mingau adicionando especiarias, frutas passas ou frescas e até corantes e essências.
Aqui vou passar minha receita básica e dar algumas idéias para você incrementar o seu mingau!

Maizena

Maizena é a marca registrada  do amido de milho da Duryea. Como é a marca mais famosa, transformou-se em sinônimo do produto em si, neste caso, ao se falar do produto, usa-se o termo maisena com s ao invés de Maizena com z.

O interessante é que a origem da Maizena não é pela indústria alimentícia, e sim pela indústria têxtil. Em meados de 1800 as fábricas de tecido da Europa e Estados Unidos usavam o produto como goma de tecido nas fábricas. Até que Wright Duryea saiu da fábrica que trabalhava nos EUA e abriu uma refinaria de milho destinada ao setor de alimentos. A partir daí o amido de milho passou a ter o uso doméstico e culinário.

No Brasil do fim do século 19, a farinha da caixinha amarela fez imenso sucesso, numa época em que a maioria dos produtos eram vendidos a granel, o produto surgia como algo requintado e muito nobre.

Maneiras Diferentes de Usar Maizena

Mingau de Maizena com Canela

A Maizena é o amido de milho, que é uma farinha muito fina extraída do processo de refinamento do milho. Desta forma ele é usado nas receitas de comida como espessante, para engrossar caldos e molhos e chocolate quente.

Mas a maisena tem usos diversos e inimagináveis.

Substituir o talco 

A maisena é usada em assaduras, tanto de bebês, como em adultos. Ela é usada também para substituir o desodorante dos pés, pois ela ajuda eliminar a transpiração e o suor que faz causar os odores que causam o chulé e o pé de atleta.

Contra Brotoejas

Contra brotoejas, irritações na pele (até mesmo catapora), pruridos e vermelhidões, o uso da maisena é um santo remédio, podendo ser usado em crianças. As picadas de insetos é aliviada com o uso de uma pasta feita com a mistura de maisena e água. Esta mesma pomada pode ser usada em casos de queimaduras de sol.

No Rosto

Para tirar a oleosidade da pele, basta aplicá-la pura, esta é uma boa dica para fazer antes da maquiagem. Para uma máscara rejuvenescedora com efeito lifting misture uma colher de amigo com uma clara de ovo, e espalhe pelo rosto. Melhora também o aspecto dos poros dilatados.

Tirar Manchas

A maisena também tem o efeito tira manchas caseiro. Aplique a pasta de maisena e leite nas manchas de tinta de caneta. Para manchas de azeite e óleo coloque um pouco de maisena pura em cima do local.

Para o Cabelo

A maisena tem diversos usos quando o assunto é cabelo. Ela tira a oleosidade do fios quando usada pura, seca. Este truque pode ser usado até em pelos de bichos de estimação (gatos e cachorros). E se usado misturado com leite, é usado para hidratar o cabelo. Em alguns tipos de cabelo, essa máscara feita de maisena é capaz de alisar o cabelo. A vantagem deste alisamento é que ele é feito com produtos naturais e portanto pode ser usado em grávidas e crianças. Em um copo de leite, misture duas colheres do amido, e sem levar ao fogo, passe por todo o cabelo, aguarde uma hora para enxaguar.

Para Diarreia

A maisena também tem uso medicinal quando usada com limão. A mistura do suco de dois limões com uma colher de amido de milho é indicada no caso de diarreias.

Substituir a Farinha de Trigo

A maisena é usada para substituir parte da farinha de trigo em bolos, massas, biscoitos e bolachas. Essa substituição faz com que o bolo fique fofo. Mas o inverso não é válido, ou seja, a maisena substitui a farinha de trigo, mas na maioria das vezes não dá para substituir a maisena por farinha de trigo.

Uma grande dúvida presente no caso do uso da maisena é o caso dos celíacos, ou seja, dos que tem alergia ao glúten. Se ela tem glúten, então fica a resposta, Maizena não tem glúten. Maisena também não tem lactose. Mas o fato de não ter glúten não significa que não tenha carboidrato. Maisena tem uma quantidade significativa de carboidratos.

Maizena Engorda

A maizena é muito usada na alimentação de bebês, com o intuito de dar sustância às crianças. É um alimento que realmente sustenta os bebês e é comum as mães darem o mingau, ou mesmo uma mamadeira antes de dormir para eles dormirem a noite toda sem acordar. Mas toda alimentação de bebês deve ser liberada pelo pediatra.

Uma xícara de mingau de maizena tem aproximadamente 255 calorias, então o mingau de maisena engorda muito, se você está de dieta é melhor evitar, mesmo fazendo o mingau mais light com leite desnatado e adoçante. Mas se a ideia é ganhar peso, ele pode ser um aliado.

Mingau de Maizena – Receita

Você vai precisar de:

  • 500ml de leite
  • 2 colheres de sopa de Maizena
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Misture o leite e a maizena até dissolver totalmente, leve ao fogo e acrescente os outros ingredientes.
Mexa até engrossar a seu gosto.

Variações:

  1. Com ameixa seca: Acrescente 6 ameixas secas descaroçadas e picadas bem miudinho ao leite que será usado no preparo do mingau e deixe descansar por 5 minutos antes de preparar o mingau básico.
  2. Com canela: Polvilhe canela em pó sobre o mingau básico.
  3. Com Morango: Adicione 1 colher de sopa de Nesquik ou outro pó para bebida de morango ao mingau básico antes de levar ao fogo.
  4. Colorido: Adicione 3 gotas de corante comestível da cor que você gostar ao leite que será preparado o mingau.
  5. Mingau De Chocolate, use cacau em pó e licor de chocolate.
  6. Mingau de Maizena com Aveia: Adicione a aveia depois do mingau pronto e misture.
  7. Mingau com Leite condensado: Se você não está de dieta, pode incrementar seu mingau adoçando-o com leite condensado.
  8. Mingau individual: Para receitas individuais opte por fazer o mingau no microondas, faça a mistura numa caneca e leve ao microondas de um em um minuto até ficar na consistência desejada.

É isso aí, use sua criatividade para fazer seu mingau incrementado! O mingau de maizena é saudável, principalmente para as crianças que não comem direito, e ela tem só benefícios sem nenhum malefício!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

6 Comentários em “Mingau de Maizena – Receita

  1. valter disse em 25/01/2010 às 18:31:

    Valeu pela receita, comprei amido de maizena, mas na caixa não tinha a receita, estava com fome, li a receita aqui, fiz o mingau e ficou muito bom.

  2. Nathalia disse em 22/07/2010 às 18:17:

    amo essa receita, aprendi com a minha avóe faço sempre no inverno com chocolate!

  3. Fabio Neves disse em 15/04/2011 às 23:55:

    é sempre bom saber que este mingau não é recomendado para crianças com menos de dois anos, pelo fato de conter leite de vaca o que pode causar alergias e má absorção de nutrientes, alem de nao ser muito nutritivo, apenas calorico, para crianças o melhor mesmo é o leite materno, e apartir dos 6 meses acompanhado com outros alimentos*, como frutas, legumes, verduras e caldos de carne a depender da crianças.
    *recomendações da FAO – ONU

  4. vitorio disse em 17/04/2011 às 01:18:

    amei esse site!!!

    SHOW

  5. gabriela disse em 26/04/2015 às 14:48:

    estou tentando nunca fizmingau na vida

Deixe sua opinião “Mingau de Maizena – Receita